segunda-feira, 12 de agosto de 2013

1# Portugal

A jornada começa partindo de Curitiba as sete da manhã, com um chá de aeroporto em Guarulhos (já esperado) até embarcar as 16:40 no voo da Lufthansa para Munich e, sem seguida, Lisboa.

Voo tranquilo, sem maiores problemas, fiz amizade com o senhor que estava ao meu lado, nas palavras dele, um uruguaio de Bruxelas. Escolheu há muitos anos passar seis meses em cada país. Não troca a cerveja trappist belga ou o legítimo mate uruguaio por nada nesse mundo.

A entrada na Europa foi muito tranquila, mesmo sem passaporte. É, aqui basta estar com a identidade de algum pais da UE e está dentro. Sem perguntas. Sem filas "rest of world" (sim, elas estão identificadas desse jeito).

Chegar em Lisboa foi uma sensação muito boa e por incrível que pareça, senti como se não tivesse deixado o local nos últimos cinco anos.

Pouco permaneci, já peguei o metro (aqui a pronúncia é métro e não metrô) pra Gare do Oriente e peguei um ônibus (autocarro) pra região do Algarve onde estou agora.

O Algarve tem esse nome por influencia da invasão moura. Há muitos nomes aqui com características arábicas, por assim dizer. A feira em Singes deixou isso ainda mais claro. Mas já volto pra esse assunto.

No primeiro dia já tive uma experiência muito legal, um churrasco com aproximadamente dez pessoas, sendo que havia gente do Brasil, Portugal, Hungria, Alemanha, Áustria e República Tcheca.

Cara, eu nunca mais tinha experimentado essas situações no Brasil e confesso que sentia muita falta.

Também conheci um brasileiro do Mato Grosso que é casado com uma austríaca e toca uma viola caipira de se tirar o chapéu. Cantei umas modas com ele e rolou uma nostalgia. Eu disse que achava viola de dez cordas uma coisa linda e ele me deu uma aulinha. Fiquei muito feliz de conseguir tirar algum som, até coloquei um video no instagram (felipegrigo).

Estava, como disse, há mais de cinquenta horas sem dormir direito, no máximos umas piscadas de meia hora nos transportes e lá pras três da manha eu desabei.

Acordei 14 horas depois.

Acordei já com o convite de ir pra Feira Medieval de Singes, e precisaria "fazer o favor" de ir pilotando a Suzuki 600 do meu anfitrião, já que ele iria com uma amiga no carro de dois lugares. Que triste pegar as belas estradas européias com uma senhora máquina.

A feira é Incrível! Eu esperava algo pequeno, com algumas pessoas fantasiadas e alguma muralha dando um certo clima.

Baita equívoco!

Uma coisa linda, logo na chegada da cidade, um monte com muralhas e uma silhueta do castelo super cinematográficas.

Quantidade grande de pessoas circulando pelas vielas e ladeiras forradas de barracas, pessoas vestidas de europeus medievais e também mouros. Vendendo suas comidas, roupas, artefatos de todo tipo. Musica ao vivo típica a todo tempo, apresentações de artistas de rua e tudo o que se pode imaginar pra sentir-se próximo do ano 1200.

Eu realmente viajei no tempo!

Alguns amigos nos esperavam por lá, com uma barraca que vende uma bela porção de assados à moda medieval, sangria, hidromel (aquele mesmo!), bebidas viking, cervejas artesanais. Enfim, tudo para eu me arrepender de estar pilotando uma moto e somente experimentar essas maravilhas.

As mesas são bem típicas de filmes e os assentos eram grande blocos de feno.

Show! aqui um pouco da feira: http://www.youtube.com/watch?v=1UbX_VJI05I

Ontem ainda acordei muito tarde, por causa do fuso fiquei todo perdido, fui à praia (muito bacana e não deixa nada a desejar às nossas praias, nem no mar, nem na areia, nem nas pessoas, muito bonitas por sinal).

Também caminhei por Faro (capital do Algarve) e descobri locais bem bonitos. Tudo muito limpo e conservado.

Tenho me divertido muito e falado inglês todos os dias, porque tem muita gente aqui de todos os lugares, estudando e trabalhando, e como o português não é lá das línguas mais fáceis de se aprender, o inglês salva todo mundo!

Hoje pela manha acordei (dormi as 4:30 e acordei as 7:45) pra correr atrás do meu passaporte eletrônico português e aqui copiarei o que já postei no facebook:


Preciso dividir minha difícil experiência com a burocracia portuguesa...


Cheguei na loja do cidadão as 9:15;



Peguei uma senha e aguardei cinco minutos, em uma confortável poltrona;


Foi-me requisitado, gentilmente pela atendente, tão somente uma identificação;


Em cinco minutos colheram minha fotografia, digitais e assinatura;

Peguei as taxas com a própria atendente, sem necessidade de guias ou bancos;



As 9:30 fui liberado e solicitado que retorne amanha as 17:00 para pegar o 
passaporte eletrônico.



IGUALZINHO AO PROCEDIMENTO DA POLICIA FEDERAL!
---------------------------------

Tem bastante foto no meu instagran - felipegrigo e também no facebook `Felipe Rigo


Espero que tenham gostado!
Até a próxima!







Nenhum comentário:

Postar um comentário