segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ansiedade

A menos de uma semana para minha partida, me peguei ansioso nos últimos dias, mais do que gostaria.

A ansiedade é coisa antiga, desde que começamos a nos preocupar com tudo aquilo que está fora do nosso controle, em especial, no caso da ansiedade, o futuro.

Os ensinamentos do Senhor Krishina no Bhagavad Gita nos exortam a buscarmos o “dourado caminho do meio” e, inicialmente, nos analisarmos interiormente para encontrarmos sentimentos, como a ansiedade, dentro de nós mesmos.

Encontrei e não gostei.

Respirei fundo, meditei e orei ao Senhor Jesus para que me auxiliasse.

Me lembrei do belo e azedo livro de Eclesiastes: “Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros”.  

Também me veio a mente o evangelho de Mateus, que inicia um de seus versículos de forma muito acalentadora, dizendo: “Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida...

O Senhor Buda também ensina que em momentos de ansiedade e inquietação devemos focar em nossa respiração e no momento presente.

São formas simples de nos ligarmos ao sagrado e perceber que tudo o que está no futuro encontra-se fora de nosso controle, contudo, a fonte de todas as coisas, o espírito criador, Deus, por meio de sua inteligência cósmica, de tudo cuidará e tudo proverá.

É mais do que certo: tudo acontece exatamente da forma como deveria ter acontecido.

Porém, comecei a escrever esse post na sexta passada às 18:00 e não consegui terminar, faltava alguma coisa, sei lá o que me chamava pra tomar um axé e uma benção especial.

Fui conversar com uma entidade de luz que não conhecia e, pra minha surpresa, a simpática senhora me saúda, me dá um breve passe sobre a testa e afirma certeira:

- Tá ansioso né, fio?
- Estou sim, senhora...
- Fio, ocês qué sabê do futuro e segurá o tempo cas mão, mas ele escorre pelos dedo e cês fica cheio de caraminhola na cabeça. Pensa no agora, fio. Aí ocê se acarma, porque percebe que já tem tudo o que precisa pra ser feliz.

Embasbacado, mas não surpreso, continuo minha pequena consulta com a doce entidade que se declara Mãe Setembrina.

Depois de muitos minutos em que ela tentou lembrar da tal palavra “moderna”, com o meu auxílio e das cambones, finamente disse bem alto, BOICOTAR!

- Boicotá, fio, só ocê pode fazê isso cocê mesmo.

Mas uns dedinhos de prosa, comentei que estava de partida para uma volta ao mundo.

- Volta nu mundo intero? Isso é muito longe, fio(!) (riu docemente e me olhou com ternura) - Eu passei a vida inteira no mesmo lugar depois que me colocaram naquela coisa e cruzei o mar, mas eu agora adoro passear e vou junto cocê!

Me abençoou em nome do Senhor Jesus e arrematou:

- Ocê tem muita intuição, fio, confia nela!

A três dias da viagem, com ou sem ansiedade, seja na situação que for, nunca mais me esquecerei:

- Respirar direito;
- Pensamento no presente;
- Já temos tudo o que precisamos para sermos felizes;
- Confiar em Deus e na sua infinita bondade.

Amém! E que Deus também te abençoe!

...até a próxima!

10 comentários:

  1. Lindo! Com a presença de Deus em nossa vida.. tudo é sempre mais leve e fácil de lidar! Tb estou muito ansiosa.. seu texto caiu como uma luva! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz, Andy! Muito obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vai que é sua.... hehehe Independente da distância, saiba que tem amigos/irmãos que vc pode sempre contar, onde estiver!!! abs e vá com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Dotô!!! Espero sua visita em terras verdejantes!!! Grande abraço!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tudo é uma questão de manter, a mente quieta, a espinha ereta... e o coração tranquilo!

    ResponderExcluir
  6. Calma, guri! Do jeito que acontece, é o jeito certo. =)

    ResponderExcluir