quinta-feira, 25 de julho de 2013

Não interrompa! Seja generoso...

Uma conversa que tive ontem revivendo e praticando meu sotaque lisboeta, somada a um vídeo compartilhado por um amigo e algumas leituras de hoje me fizeram questionar o quanto somos parciais e consequentemente, injustos.

Um grande problema sobre a parcialidade não é necessariamente o fato de corresponder ou não à uma “verdade” ou parte da verdade.

O problema é a limitação.

Opiniões são necessárias para que hajam discussões saudáveis e discordar nos faz questionar nossos pontos de vista.

Contudo, também percebo o quanto deixamos de ser generosos em nossas conversas do dia a dia.

Me peguei reparando na forma como as pessoas tem se comportado durante as conversas e a grande dificuldade que temos em não opinar ou “completar” o que o outro nos fala, geralmente com frases iniciadas com “Eu acho que...”ou “Eu penso que...”.

Isso é quase automático, mas muito pouco generoso querermos sempre dividir algo que acontece conosco quando fomos somente convidados a sermos ouvintes.

Proponho um exercício.

Das próximas vezes em que alguém quiser dividir algo contigo, não responda imediatamente com sua opinião ou alguma experiência pessoal.

Apenas escute atentamente (não mexa no bendito celular!) e quando a pessoa der todos os sinais que despejou tudo, incentive-a questionando o que ela sente a respeito do que acabou de falar ou como ela gostaria que as coisas fossem a respeito daquilo.

Não se estenda. Continue ouvindo com atenção.

E quando surgir aquela vontade extremamente forte de interromper seu amigo para, telepaticamente, completar a frase que ele iniciou ou concordar com um “aham”, somente respire, fundo se necessário, mas não fale...

O resultado pode ser muito interessante!

Se quiserem dividir comigo (acho muito legal quando acontece) comentem aqui no blog ou me mandem por email no felipegrigo@gmail.com

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário